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Qualidade de software

Adriana Delfino dos Santos e Marcos Lordello Chaim*

Atualmente, o termo qualidade está bastante presente no cotidiano das pessoas como por exemplo nos comerciais de TV, nas escolas, no trabalho, nos bancos, nos supermercados, nos hospitais, em laboratórios de patologia. 

Muitas vezes ele está representado por símbolos de selo de certificação de empresas autorizadas pela International Organization for Standardization - ISO, ícone indicativo de conformidade com normas internacionais ou ícone indicativo de participação em programas de excelência.

Mas, enfim, o que é QUALIDADE? Existem muitas definições para qualidade que podem ser resumidas em: Qualidade é a satisfação do cliente obtida através da utilização otimizada de recursos do fornecedor.

Dentre as diversas definições encontradas na literatura, a que melhor fundamenta a qualidade de software é: Qualidade é alcançada por meio de qualidade de projeto, ou seja existe um planejamento para a construção de um produto; qualidade de conformidade, dada pela correlação entre o produto e suas especificações; e qualidade de vendas e assistência técnica, garantindo assim a continuidade da relação cliente-fornecedor.

Hoje em dia, existem muitos esforços para buscar a qualidade de produtos de software no Brasil. 

Segundo os indicadores do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade - PBQP, as empresas de software estão buscando a melhoria da qualidade dos seus produtos através da adoção de métodos de gestão como programa da qualidade total, sistema da qualidade ou similar. 

Conseqüentemente, empresas estão sendo certificadas nos padrões internacionais de gestão, como ISO 9001 e ISO 9002. O número de empresas certificadas em 1999 foi 72 e em 2001 aumentou para 200 empresas. 

Com relação ao número de empresas com "software" explicitado no certificado de qualidade (ISO 9001 e ISO 9002), de 35 empresas, saltou para 100. Estes números mostram que o setor de software está preocupado em atender os níveis de qualidade exigidos pelo mercado globalizado.

A Embrapa, por ser uma empresa de pesquisa de reconhecimento internacional, está preocupada com a qualidade de sua gestão e de sua pesquisa. 

Daí, a sua preocupação com a qualidade dos produtos de software que apóiam a gestão da empresa e/ou as pesquisas, bem como aqueles resultantes dos projetos de pesquisa. 

Nos anos 90, a empresa adotou um programa de gestão da qualidade total. 

Nesta década, iniciaram-se esforços também para qualidade de software, através da criação do Grupo Corporativo de Desenvolvimento de Sistemas de Informação da Embrapa - GECODES. 

Este grupo trabalhou na definição e implantação dos processos de Atendimento de Demandas de Sistemas de Informação e de Certificação de Qualidade de Produto de Software; os próximos passos serão a definição e a implantação dos processos de software.

*pesquisadores da Embrapa Informática Agropecuária

Artigo publicado no AGRInforma, ano I, nº 01, janeiro-fevereiro de 2003.

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